Estes estudos de caso pretendem apresentar exemplos de processos de trabalho de artistas/designers/makers. O aspecto que nos interessa mais nestes processos é a forma como o desenho participa e sustenta, em diferentes fases e de diferentes formas, a transição desde o pensamento até à concretização formal.

A Iva Viana é uma artista sediada em Viana (atelier na Meadela) com formação em escultura e que trabalha, essencialmente, o gesso. No seu processo criativo acaba por fundir o saber tradicional que existiu com grande expressão nesta região e as técnicas mais recentes. O seu trabalho está disperso por diversos países como a Rússia, a Inglaterra, a França e, claro, Portugal.

O trabalho desta autora tem características que nos interessam para a UC de Desenho. Perceber a função do desenho enquanto esboço de uma ideia. O desenho como base da comunicação dessa ideia a colaboradores e clientes, ou seja, como base de sociabilização em torno de um projecto. A sua função enquanto uma espécie de teste relativo ao funcionamento dos diferentes módulos conjugados num padrão. O desenho como base para a modelação em barro.

Resumindo, neste exemplo em que a Iva produz um tecto para um apartamento em Lisboa, numa fase inical, o desenho tem um papel muito activo que vai diminuindo à medida que a peça se concretiza. O facto da Iva ser uma artista/maker que, normalmente, trabalha sozinha ou com uma pequena equipa também molda as necessidades a que o desenho deve dar resposta. Neste caso, o desenho acaba por ser mais privado e uma espécie diálogo gravado do pensamento da autora. O desenho aqui não tem uma função de comunicação tão vincada como nas equipas grandes em que as ideias necessitam de circular por diferentes espaços e competências.

Um grande obrigado à Iva Viana pela cedência das imagens e pela visita guiada.

Podem obter mais informação sobre o trabalho dela aqui:

www.ivavianaescultura.com
https://www.facebook.com/IvaVianaEscultura
http://www.pinterest.com/ivamviana/


iva1

DSC_0262 (2)

iva3

iva4

iva5

iva6

iva7

iva8

iva9

group