Hoje foi dia de visita à in.cubo e ao FabLab Alto Minho.

fab4

A primeira parte consistiu numa apresentação da in.cubo e numa explicação detalhada sobre o seu funcionamento. Destaco todo o apoio que prestam a quem se apresente com ideias de negócio. Capacitação, apoio na procura de financiamento, discussão de ideias e de planos de negócio, aconselhamento e a possibilidade de se instalarem naquele espaço, a custos controlados, durante um período que pode chegar aos 5 anos.

fab6

A segunda parte teve a ver com o FabLab. Como é normal neste tipo de espaços, existem diversas tecnologias (impressora e scanner 3d, cnc, corte a laser, microcontroladores, etc.) disponíveis para processos de prototipagem rápida.

Convém lembrar que esta visita de estudo teve lugar no contexto da UC de Desenho e que o nosso objectivo era traçar um percurso desde o desenho de contorno com meios muito simples até à sua materialização através da fabricação digital. Tratava-se de uma oportunidade para os alunos de design experimentarem o desenho de uma forma diferente. Como, antecipadamente, os desenhos haviam sido convertidos em vector e preparados, tornou-se possível assistir ao corte a laser e trazer algumas das peças.

fab2

Por último, tivemos a oportunidade de visitar a unidade de desenvolvimento e investigação da ACCO Brands. Esta parte acabou por ser extremamente interessante. Neste pólo, a ACCO Brands faz diversos testes aos seus produtos em termos da sua resistência e fiabilidade. Para além disso, investiga formas de redesign que possam reduzir custos e/ou adicionar/melhorar as características dos seus produtos. Foi interessante verificar o nível a que chegam as preocupações com a optimização (reutilização de moldes, volume para transporte, materiais, durabilidade, etc.). Este contacto com procedimentos do design industrial foi bastante proveitoso, até por contraste com outras forma de desenhar e de pensar produtos para escalas menores.

fab3

Agradecemos a gentileza e a disponibilidade com que nos receberam e ficam abertas as portas para futuras colaborações.