output_pFX7n2

O processo de digitalização que temos vivido nas últimas décadas teve como consequência a criação de uma matriz numérica global que pode servir de substrato para experiências interessantes. Podemos ouvir uma imagem. Podemos ver um som (sem ser na sua representação visual mais usual). Se tudo é código, 0´s e 1´s, podemos (re)misturar sucessivamente estes materiais de proveniências muito distintas.

No meio desta remisturas, podemos ainda introduzir ruído e ser surpreendidos com o resultado. Nestas imagens, o Rui Ferrão converteu um jpeg em áudio e filtrou-o de diferentes formas. Depois, devolveu o áudio à condição de imagem e produziu este gif.

Existe uma dimensão experimental nestas operações que é muito interessante. A retórica de rigor e de precisão associada ao digital, por oposição ao analógico, é aqui exposta. O código dá-se a ver à medida que vai dando origem ao ruído, mesmo que ambos, imagem original e ruído, resultem do mesmo processo de instanciação de uma determinado grupo de 0´s e 1´s.

Em breve o Rui vai lançar um publicação que consiste num tutorial sobre este tipo de manipulações. A não perder.