A “quarentena”, ou melhor, o isolamento social que temos praticado nos últimos tempos, é um bom contexto para conhecermos autores e obras diferentes ou, simplesmente, para aprofundarmos o nosso contacto com criadores que já conhecíamos. Para mim, que não tive acesso à net durante boa parte da Universidade (mesmo quando passei a ter não era fácil carregar um .gif), é fantástico ver a quantidade, a qualidade e a diversidade de documentos que estão hoje ao nosso dispôr.

Ficam algumas sugestões:

Regina Pessoa

A animação portuguesa é fantástica e a Regina Pessoa tem uma dos percursos mais sólidos. Até há pouco era possível ver na íntegra este História Trágica com Final Feliz mas, infelizmente, agora apenas está disponível o trailer. No entanto fica o convite para seguirem esta realizadora incrível.

Aqui podem ver um pequeno vídeo com a autora.

Paula Scher

paula

Na aula passada recomendei um excelente documentário sobre o designer tipográfico Jonathan Hoefler. Este documentário é da Netflix e faz parte de uma série, toda ela altamente recomendável, chamada Abstract: The Art of Design. 

A boa notícia é que a Netflix vai disponibilizar esta série no Youtube porque compreende a utilidade que ela pode ter em casos como o nosso. Enquanto não está disponível o episódio sobre o Jonathan Hoefler, aconselho este sobre uma designer sobre a qual já falamos e que também coloca a tipografia como um elemento central do seu trabalho, Paula Scher.

Fica aqui o link!

Po.ex  e poesia visual

poex

A respeito de alguns projectos, falámos sobre a poesia visual e sobre abordagens experimentais à articulação entre o texto e a ocupação do espaço da folha.

A Galeria Superfície, do Brasil, partilhou um livro fantástico intitulado Poema/Processo: uma vanguarda semiológica. Pode descarregar-lo aqui!

Uma obra incrível e que pode ser uma espécie de despertar para uma abordagem não convencional à ideia de publicação.

R2

r2

 

Nas aulas falámos e observámos trabalhos deste gabinete fantástico: R2.

Aqui podem ver um artigo sobre a mais recente exposição deles: R2/ Fabrico Suspenso: Itinerários de trabalho. Podem ainda ver um vídeo da visita guiada à exposição.