Um projecto da agência londrina Dalziel & Pow sobre as novas possibilidades em termos do design de ambientes para o comércio a retalho.

O que me chamou a atenção para este projecto é a simplicidade técnica aliada a uma ideia interessante. Há uns tempos fiz um projecto com tinta condutora da Bare Conductive e reparei que ela também é utilizada aqui. O facto da tinta conter partículas que facilitam a passagem da corrente eléctrica permite a sua utilização em circuitos eléctricos e a construção de sensores bastante simples. No entanto, para além destas propriedades, continua a ser tinta e a poder ser utilizada como tal.

Depois de criadas as ilustrações e de distribuídos os sensores, torna-se possível utilizar uma board para transmitir ao computador as alterações eléctricas que se venham a verificar. Por fim, é só associar estas alterações ao output que pretendemos. Um determinado comportamento da corrente que passa por um determinado sensor pode corresponder a uma animação, a um som, etc.

De um ponto de vista meramente tecnológico são processos simples e para os quais existe já software e código abundante e comentado. A diferença faz-se, mais uma vez, através de uma boa ideia.