autorização085

Experiências FontForge

Começam a aparecer os primeiros trabalhos! Neste exercício, o objectivo centrava-se na criação tipográfica recorrendo a diferentes abordagens. Cada alun@ devia conjugar a criação de fontes a partir…

font

Östberga typeface e iQfont

Dois projectos bastante interessantes. A criação de fontes pode ser um processo extremamente rigoroso mas também pode ter uma dimensão lúdica ou experimental. No primeiro exemplo, podem ver…

expe1

Type experiments II

Cátia Ribeiro: Ana Filipa & Sara Gomes: + Rafael Rainho: Sara Sá: Adriana Rodrigues:

paulo2

Estudos de paginação

Depois de fazer diversas experiências, o Paulo Oliveira encontrou uma solução para integrar os desenhos de infância e para definir com eles uma linguagem visual marcante.

henr4

“Yokai” – Henrique Santos

O Henrique Santos realizou um dos trabalhos mais originais. O ponto de partida foram um conjunto de seres oriundos da cultura popular japonesa. O projeto editorial assenta nas…

KATE

Kate Fuks, experiências tipográficas

Depois de uma pausa em termos de publicação, regressamos com um conjunto de experiências desenvolvidas pela Katerina Fuksova aka Kate Fuks.

glitch

Glitch

O processo de digitalização que temos vivido nas últimas décadas teve como consequência a criação de uma matriz numérica global que pode servir de substrato para experiências interessantes. Podemos…

mach

Comunicação escrita e espaço público

Um dos projetos que temos em curso passa pelo registo fotográfico de manifestações públicas onde a escrita e a tipografia são a base do processo comunicacional. Esta fotografia…

chuck01

Apropriações

Uma das propostas de Desenho III tem a ver com a utilização de desenhos de outros autores. Mais do que o simples exercício técnico da cópia, o objectivo…

d_test

Type experiments I

Na sequência do post anterior, o que interessa mesmo é experimentar de uma forma sistemática mas despreocupada. Depois teremos muitas oportunidades para domesticar os resultados com potencial. Neste…

lino5

Linogravura

Esta primeira parte do semestre exige dos alunos uma atitude muito experimental. O mais importante não são os resultados e a insistência em soluções já validadas. O que nos interessa…

rc3

Aviões III