De 20 a 25 de fevereiro, os artistas Daniel Moreira e Rita Castro Neves estarão em residência artística na Escola Superior de Educação, acolhidos pelo curso de Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas e utilizando como locais de trabalho os ateliers/laboratórios da escola. Desta forma, a comunidade e estudantes acompanharão todo o processo de criação artística desenvolvido pelos autores.

O trabalho a desenvolver partirá da cidade de Viana e da relação geográfica privilegiada que esta tem com a água nas suas frentes fluvial e oceânica. Esta proximidade deu origem a práticas e memórias que ainda hoje animam a cidade e que produziram inúmeros vestígios. Este património físico e imaterial pode ser uma importante base para a definição de práticas futuras que se impõem sustentáveis e rigorosas. Pretendemos que a criação artística seja a base para a construção de novas leituras, demonstrando que a realidade que nos envolve é complexa e tem potencial para ser repensada criativamente.

Esta residência está integrada no Ciclo de Conferências e Oficinas Pedagógicos  – Water Design Views da Blue Design Alliance, financiada no âmbito do PRR- Incentivo Adulto.

Será organizada uma apresentação/conferência aberta a toda a comunidade na qual os autores falarão sobre os seus projetos anteriores e uma aula aberta onde apresentarão o trabalho desenvolvido durante a residência. Paralelamente, contactarão com artistas e artesãos locais.

PROGRAMA RESIDÊNCIA:

– 9 Fevereiro – visita preparatória (instalações, ateliers, biblioteca, etc.)
– 20 Fevereiro – chegada, acolhimento e início da residência
– 21 Fevereiro – visita a atelieres de artistas  e contacto com a comunidade. Visita aos seguintes atelieres: Iva Viana, Paulo Barros e BePolar. Desenvolvimento do trabalho prático.

– 22 Fevereiro 10:00, biblioteca da ESE-IPVC
CONFERÊNCIA/APRESENTAÇÃO
(inscrição via Google Forms, aberto à comunidade e gratuito, lotação 80 pessoas)
Os autores falarão sobre os seus projetos anteriores, sobre as suas temáticas e processos, e sobre as várias dimensões da sua intervenção artística.

– 23 Fevereiro – laboratório de fotografia – desenvolvimento/acompanhamento do trabalho prático. Pesquisa (reconhecimento do território e das suas comunidades, nomeadamente, as que estão ligadas ao mar).

– 24 Fevereiro 14:30, atelier de pintura ESE-IPVC
AULA ABERTA – APRESENTAÇÃO INFORMAL DOS RESULTADOS DA RESIDÊNCIA
(inscrição via Google Forms, aberto à comunidade e gratuito, lotação 40 pessoas)
Aula aberta destinada a estudantes, profissionais de Artes e Design e à comunidade em geral, na qual apresentarão os resultados do trabalho desenvolvido durante a residência.

Atelier_ peq2

Daniel Moreira e Rita Castro Neves

Artistas portugueses que vivem e trabalham no Porto, com percursos expositivos separados, trabalham desde 2015 em colaboração. Daniel Moreira é licenciado em Arquitectura, iniciando em 2000 um percurso multidisciplinar entre a arquitectura e as artes plásticas. Rita Castro Neves, após terminar o Curso Avançado de Fotografia do Ar.Co em Lisboa e o Master in Fine Art da Slade School of Fine Art de Londres, inicia uma atividade artística regular, de docência (atualmente na Faculdade de Belas Artes do Porto) e de curadoria. Com Laking, que realizaram em 2015 a convite do espaço artístico finlandês Oksasenkatu 11, iniciam um projeto longo a propósito da representação da paisagem, em que refletem com o desenho, a fotografia e o vídeo, de forma instalada, sobre colaboração artística, diferentes técnicas e culturas artísticas, território, escala e percurso.

Entre as exposições individuais que realizaram desde 2015 destacam Laking and seaing no Museu da Imagem nos Encontros da Imagem de Braga (Braga, 2017), Ainda, um Lugar na Casa‐Museu Medeiros e Almeida (Lisboa, 2018), Ermida na Ermida de Santa Luzia em Alvito (junho 2019) e Órbitas no Consulado Português em São Paulo (com Guto Lacaz, curadoria de Isabella Lenzi, 2019).

E das coletivas, Sem Imago Mundi, Antes um Desvio Aleatório no Planetário do Porto (curadoria de Eduarda Neves, 2018), Jardim Atlântico no Colégio das Artes (Coimbra, 2017) e no Paço Imperial do Rio de Janeiro (Brasil, 2018, apoio Programa Shuttle) e a Ci.CLO Bienal’19 de Fotografia do Porto (curadoria de Virgílio Ferreira, Jardins do Palácio de Cristal, 2019).

Das residências artísticas destacam a Residência Paulo Reis do Ateliê Fidalga em São Paulo (Sandra Cinto e Albano Afonso, agosto de 2017), no Camões ‐ Centro Cultural Português de Maputo, Moçambique (julho 2018), no Festival de Fotografia de Paranapiacaba (Brasil, agosto 2019) e no programa de residências Luz Linar (Feital, 2019‐20).
Em outubro de 2017 realizaram uma viagem de estudo ao Japão com uma bolsa da Fundação Oriente.
Em 2021 terminam o projeto de recuperação da Escola de Macieira, uma antiga escola primária do Plano dos Centenários na Serra de São Macário, na Beira Alta, para aí iniciarem um projeto de reflexão sobre cultura serrana, pelas questões do território, da natureza e do rural, e logo pela ecologia, a biopolítica e a preservação ambiental.

www.danielmoreira.net |
www.ritacastroneves.com |