Começam a aparecer os primeiros trabalhos!

Neste exercício, o objectivo centrava-se na criação tipográfica recorrendo a diferentes abordagens. Cada alun@ devia conjugar a criação de fontes a partir de elementos básicos como o papel e a tinta com a sua manipulação digital. Todo este percurso culminava no FontForge e na criação de uma fonte que pudesse ser instalada e utilizada noutros softwares.

Destaco que não são trabalhos finalizados mas sim primeiras experiências onde se procura pensar a personalidade da fonte, a ligação entre o glifo individual e a sua família, a morfologia da letra, o conhecimento dos diferentes softwares (Photoshop, Illustrator, FontForge). Ceio que no pouco tempo disponível, serem capazes de finalizar todo este percurso é um excelente indicador. Claro que falta a segunda fase, o processo iteractivo de criticar, de ajustar e de experimentar tudo aquilo que produziram.

Este primeiro projecto, do Marco Silva, é influenciado por uma fonte que começou a ser desenhada pelo Alvin Lustig e que recorria apenas a uma grelha e a algumas formas básicas. O Marco criou uma grelha própria e confrontou-se com as suas limitações tal como o designer havia feito. Seguem-se alguns dos trabalhos desenvolvidos pelos restantes alunos.

Marco_Silva

Ricardo Correia:

Helder_Ricardo_Correia

Pedro Carvalho:

Pedro_Carvalho

Daniela Pimentel:

Daniela_Pimentel

Tatiana Machado:

Tatiana_Machado

Rúben Rodrigues:

Ruben_Rodrigues

Ana Filipa Faria:

Ana_Filipa_Faria