Viana do Castelo é uma cidade pequena mas apresenta uma oferta cultural que, por vezes, consegue ser surpreendente. A conjugação da actividade do Inauguro com o Hashtag Design fez coincidir temporalmente um conjunto de exposições importantes.

Hoje visitámos essas exposições e fica o registo de alguns desses momentos.

1- Começámos pela Objectos Misturados onde se encontra uma exposição do pintor Federico Granell sobre a memória. A exposição parte de um álbum fotográfico comprado numa feira de velharias que, curiosamente, não tinha nenhuma fotografia. Da família a que havia pertencido, restavam apenas as legendas sucintas com indicações sobre os locais, os nomes e algumas datas. O artista tratou de imaginar as imagens em falta e pintou-as num conjunto de pratos que havia resgatado de uma fábrica abandonada.

2- Visitámos a Biblioteca Municipal onde se encontra uma exposição bastante completa do trabalho da ilustradora Ana Biscaia. A Ana ganhou o Prémio Nacional de Ilustração em 2012.

3- Na Dínamo 10 encontra-se uma exposição da Mariana Barrote que tem a curiosidade de ser vianense. Para além da exposição, apresentaram-nos este espaço de co-working e falaram sobre as diferentes actividades que tem promovido, algumas em conjunto com a ESTG e com o curso de Design do Produto.

4- Seguimos para o Espaço Oficina. O João Morgado apresentou-nos o espaço e falou sobre o funcionamento deste habitat criativo onde convivem diferentes áreas como a arquitectura, o design gráfico ou o design de joalharia.

5- Na Oficina Cultural uma exposição sobre o trabalho dos R2. O foco na tipografia e o trabalho experimental desta dupla já por diversas vezes haviam sido referidos como exemplo nas aulas. Desta vez tivemos a oportunidade de ver uma outra abordagem a vários dos seus projectos mais conhecidos.

6- Por fim, no espaço Linha Norte, uma exposição do Andrew Howard que mistura a sua faceta de coleccionador visual com a de designer. No que diz respeito a esta segunda parte, interessou-nos o desenvolvimento gráfico das capas de livros e o facto de podermos seguir o seu processo criativo.

Tudo isto numa bela manhã de sol e feito a pé pelas ruas de Viana. Nada mau…

v34 ve_group ve1 ve2 ve5 ve6 ve7 ve8 ve9 ve10 ve11 ve12 ve13 ve14