O desenho cumpre diferentes funções em diferentes fases do processo de criação. Tanto pode ser uma ferramenta que auxilia o pensamento como uma forma de questionar o campo de possibilidades aberto por um problema. Tanto pode ser uma ferramenta de comunicação com pares e com técnicos como uma forma final.
Depois de fazer diversas experiências, o Paulo Oliveira encontrou uma solução para integrar os desenhos de infância e para definir com eles uma linguagem visual marcante.
O Henrique Santos realizou um dos trabalhos mais originais. O ponto de partida foram um conjunto de seres oriundos da cultura popular japonesa. O projeto editorial assenta nas…
O processo de digitalização que temos vivido nas últimas décadas teve como consequência a criação de uma matriz numérica global que pode servir de substrato para experiências interessantes. Podemos…
Um dos projetos que temos em curso passa pelo registo fotográfico de manifestações públicas onde a escrita e a tipografia são a base do processo comunicacional. Esta fotografia…
Uma das propostas de Desenho III tem a ver com a utilização de desenhos de outros autores. Mais do que o simples exercício técnico da cópia, o objectivo…
Na sequência do post anterior, o que interessa mesmo é experimentar de uma forma sistemática mas despreocupada. Depois teremos muitas oportunidades para domesticar os resultados com potencial. Neste…
Esta primeira parte do semestre exige dos alunos uma atitude muito experimental. O mais importante não são os resultados e a insistência em soluções já validadas. O que nos interessa…