O Jorge Rodrigues é aluno do segundo ano do curso de Design do Produto e, neste primeiro contacto com a tipografia, optou pela criação de uma fonte com cor.

Na aula falámos brevemente sobre o Fontself Maker (uma extensão para Photoshop e Illustrator) e ele passou das palavras aos actos. Comprou a extensão. Ele aconselha todos os interessados a digitalizar o cartão de estudante e a apresentá-lo na compra porque existe um desconto de 50% para estudantes.

biana_estud

Um dos pontos em que mais insisto tem a ver com a definição de um processo de trabalho e não apenas com a preocupação em chegar a uma resposta final. Todas as experiências que antecedem o protótipo, mesmo as falhadas, trazem algo que pode ser importante do ponto de vista criativo. Por outro lado, mesmo depois da fonte estar aparentemente terminada, é importante um período longo e iteractivo de sucessivos testes e acertos. A avaliação incide sobre todo este percurso.

habemus

Para quem quiser ficar a saber mais sobre a utilização de cor na criação de fontes, fica aqui o link!

Pedi ao Jorge algumas dicas sobre o que aprendeu ao longo do processo. Gostei particularmente da primeira, ou não sejam eles alunos de design.

– Tentar não ver a fonte como uma mera fonte mas sim como uma possível solução para um problema.
– Realizar vários esquiços com cores e ter uma atenção especial à conjugação dessas cores e à legibilidade da fonte.
– Recorrer aos documentos fornecidos pelo professor e a tutoriais no youtube principalmente nos ajustes de kerninng.

Por último, o mais aguardado, o link da fonte para que a possam instalar e experimentar: Biana font.

Termino com um obrigado ao Jorge Rodrigues pela disponibilidade para partilhar partes do seu processo de trabalho e a fonte final.